Lingua materna: latim
Djones Migliorrini
Professor-Altair Rolling
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Letras (LED 0163) – Prática do Módulo III
14/07/12
RESUMO
O latim, língua que originou as demais neolatinas, dentre elas o português, tem a finalidade através do seu estudo, facilitar a compreensão do nosso idioma tanto quanto a gramática da língua portuguesa, claro que a partir de suas funcionalidades. Temos vários resquícios do latim em nossa língua, principalmente em sua forma escrita, várias expressões da área jurídica, instituições educacionais e religiosas são exemplos disto, mesmo após ser abolido das escolas, pela reforma do ensino brasileiro em 1964 sendo considerada uma língua morta, ele continua “vivo” em nosso dia-a-dia.
Palavras-chave: Latim. Origem. História.
1 INTRODUÇÃO
Sobre o assunto discutido neste, temos o intuito inicial de demonstrar o quanto o latim foi falado e escrito, de um modo que fique clara sua participação na historia e na cultura da humanidade. Vislumbrando os traços e influências que envolveram e envolvem sua origem, sua permanência e sua eficiência com o passar dos tempos e as evoluções da língua.
Concretizar formas de provar que o latim não está morto e que tem sua existência bem aplicada em nossos dias é o objetivo que pretendemos alcançar com a formulação desse documento, sensibilizando e informando quais as funcionalidades da sua presença cotidiana.
O estudo da língua latina verbaliza a existência de nossa comunicação atual, pois foi à forma original da língua portuguesa assim também como de outras línguas, todavia além do legado deixado pelo latim, devemos aprofundar o que é de nosso interesse, nossa linguagem mãe, a influencia do latim na nossa vida e na nossa língua.
2 A LINGUA LATINA
O latim é uma lingua originada na região itálica do Lácio que ganhou grande importância por ser o idioma oficial do antigo