Lingua falade e lingua escrita
Ana Lea Parolli Maure
Professor- Alilian Mikelaine Vitória dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Código da Turma) – Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
18/12/2010
RESUMO
O estímulo da música interfere no desenvolvimento integral da criança. A faixa etária compreendida entre o nascimento e o dezoito meses iniciais de vida é fundamental em termos de potencialidade do próprio desenvolvimento da aprendizagem, proporcionando assim a criança a sua base para todo o desenvolvimento físico, intelectual e afetivo.
Palavras-chave: Canto. Aprendizagem. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Cantar pode significar, para o ser humano muito mais que um modo de comunicação. Pode ser a expressão mais intima dos seus sentimentos, afetos e aspirações. O estímulo do canto interfere no desenvolvimento integral da criança, por isso é importante inserir a criança desde cedo na educação musical.
2 MUSICALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Cada criança possui um ritmo próprio de aprendizagem e isso deve ser respeitado. Além disso os estímulos musicais oferecidos as crianças podem variar e desenvolver outras capacidades.
Podemos dizer que para despertar a musicalização na criança é necessário apresentar a música à ela em própria linguagem, ou seja, através de momentos e atividades lúdicas.
A esse respeito, Marsico (1982, p.85) afirma que “[...] a iniciação infantil deverá fomentar na criança o desenvolvimento máximo da criatividade individual dentro do desenvolvimento máximo de criatividade coletiva”, e que na idade escolar a música deve fazer parte do dia-a-dia da criança, mas o seu despertar para o desenvolvimento apurado requer um pouco de esforço por parte da escola. É através da brincadeira que a criança aprende e constrói o seu universo social, cognitivo, afetivo e físico.
É muito importante para a criança ter acesso a diversidade de estilos musicais.