ling 1
Variações Linguísticas no Brasil
Carola Silva Pola - 83585
O tema em sala foram as variações linguísticas em suas formas diacrônica, diatópica, diastrática e diamésia.
Em nossa sociedade as variações linguísticas sofrem bastante preconceito por parte das pessoas que julgam sabe-las. Sendo assim, porque algumas variações diacrônicas sofrem tremendo preconceito e outras não?
Concluímos em nosso debate que as pessoas não tem conhecimento dessas mudanças, o que provoca então esse tipo de discriminação social. As pessoas já nascem com isso, desde criança é imposto pra elas essa forma de julgar, então qualquer mudança que for contra a forma que ela vê as coisas, ela vai discriminar, mesmo não sendo o certo. Acontece também naturalmente no nosso dia a dia o preconceito com o vocabulário de pessoas mais velhas que inocentemente manteram gírias, variações e etc, e sendo assim facilmente julgadas por pessoas que não entedem pois não vivenciaram tal momento da historia da pessoa ou até mesmo do momento.
Durante a discussão percebemos que as variações diacrônicas atuais sofrem ainda mais preconceito do que as que ocorreram pelo tempo, porque nem todos, mas algumas pessoas ainda param para pensar que se trata de outro momento social do país. Diferente das de agora, que já são logo colocadas no seu contexto de funcionamento e julgadas como erradas.
Discutimos também que esse preconceito talvez seja pelo fato das pessoas concluírem que a língua não pode sofrer mudanças, que ela tem que ser preservada, mas as pessoas esquecem que ela vem sofrendo mudanças a muito tempo. O processo de mutação é inevitável, assim como todo esse policiamento com a língua.
Outra coisa bem presente na discussão também foi que as pessoas aceitam umas coisas e outras resultam totalmente, como por exemplo, a pessoa pode falar errado mas não pode escrever errado. Elas aceitam que a pessoa fale de uma forma diferente, mas se isso passar para algo escrito já repugna