Lindas mensagens
(fundamentação teórica ou marco teórico)
Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa
É importante destacar que esta parte do trabalho demonstra o conhecimento sobre a literatura básica que se refere ao assunto abordado. É muito importante concentrar no título e apresentar os conceitos que ele aborda. A escrita é característica e qualquer trabalho que apresente esta parte terá uma forma redacional muito semelhante, só diferenciando quanto ao assunto. A configuração demonstra que os conceitos foram explorados e a redação representa o esforço de condensar os resultados dos estudos feitos nos diversos autores que escrevem sobre o assunto. Por isto, a inclusão de citações (dos três tipos) de nota de rodapé explicativa é sempre requisitada, pois auxilia na construção de argumentos. Todos os autores citados devem ter seu nome e o título da obra consultada registrados nas Referencias.
A redação do Referencial Teórico permite a apresentação das teorias e seus autores, contribuindo para embasar teoricamente a pesquisa. Para a elaboração do Referencial Teórico é necessária uma análise comentada dos conceitos pertinentes ao tema. Isto irá permitir consubstanciar cientificamente o trabalho, mostrando o que existe sobre o assunto, quantas e quais pessoas escrevem sobre ele.
O objetivo da construção do Referencial Teórico é concentrar a ênfase na temática abordada, e, através de diferentes metodologias de pesquisa, sustentar uma argumentação pautada nos dizeres de autores consultados.
A melhor forma de montar o Referencial Teórico é destacando os conceitos importantes que serão tratados em cada disciplina. Todo conceito é elaborado por um autor e o aluno, juntamente com o professor da disciplina, escolhem previamente a literatura que será utilizada.
A seguir um breve exemplo de Referencial Teórico, destacando conceitos sobre o tema ‘Relações de poder’.
Segundo Melo (1991), toda estrutura social é caracterizada