Academico
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO”
Credenciado pelo Decreto Presidencial de 26/03/2001-DOU 27/03/2001
Marcos loureiro Peres
Teresa Raquel
Cultura Religiosa
Ética Profissional
Manaus-AM
20011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará a questão sobre Ética profissional, partindo do ponto de diferenciar um dos assuntos de pequenas palavras, mais bastante complexo, a Ética, da Moral e do Direito para assim poder entender a Ética no seu aspecto profissional, para que possamos compreender a Ética profissional, como ela e praticada e quando se inicia essa reflexão.
Diferenciar Ética da Moral e do Direito.
É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam.
A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas, garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem.
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mal, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.
Ética Profissional.
Um dos assuntos mais abordados atualmente, no qual muitas profissões chegam a criar manuais sobre tal, com normas a