Linda
Aluna: Jésua da Silva Ferreira
Prfº Jorge Gomes
8º período – manhã
Exercício
A família na pré- História
O Paleolítico é o primeiro e o mais extenso período que conhecemos da historia da humanidade. Neste período surgiram os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno. Outro período foi o Mesolítico que foi a transição entre o Paleolítico e o Neolítico teve inicio a cerca de 10.000 a.C e teve fim quando a temperatura global ficou mais amenizada e o ser humano consegui desenvolver a agricultura , por volta de 6.000 a .C , já no período Neolítico, o homem deixou de depender da caça e da recolha e passou a viver da agricultura e da criação de animais.
A vida em Família
A vida difícil das comunidades desta época obrigava-o a desenvolver uma organização social que tinha a divisão de tarefas de base. As mulheres asseguravam o cuidado das crianças e a recolha de alimentos e os homens dedicavam se a pesca e a caça.
A caça fornecia carne para a alimentação, peles para fabrico de vestuário, construção de tendas e fornecia também matérias- primas como chifres, ossos e dentes a partir dos quais se produziam instrumentos.
A vida social a caça contribuiu para união dos elementos do grupo, pois era uma atividade fundamentada a subsistência, proporcionou o convívio a volta da fogueira entre os elementos do grupo e o desenvolvimento da linguagem.
Idade Antiga
Foi a Antiga Roma que sistematizou normas severas que fizeram da família uma sociedade patriarcal. A família romana era organizada preponderantemente, no poder e na posição do pai, chefe da comunidade. O pátrio poder tinha caráter unitário exercido pelo pai. Este era uma pessoa sui júris, ou seja, chefiava todo o resto da família que vivia sobre seu comando, os demais membros eram alini júris. A família era, simultaneamente, uma unidade econômica, religiosa, política e jurisdicional.