limite de liquides
Introdução 3
Objetivo 3
Equipamentos e materiais utilizados 3
Procedimento 4
Imagens 5
Croqui 10
Cálculos, tabelas e Gráficos 11
Liquidez 11
Plasticidade 11
Índice de Plasticidade 11
EMPREGABILIDADE 12
CONCLUSÃO 12
Introdução
A consistência do solo está entre as características mais importantes no estudos da engenharia. Ela prevê o comportamento do solo com determinadas tensões e deformações. O fator de consistência também é determinante na resistência do solo à penetração e na compactação e seu conhecimento possibilita a determinação do momento adequado do uso de técnicas que favoreçam um bom manejo do solo, propiciando melhor conservação do mesmo, além de diminuir a demanda energética nas operações mecanizadas.
Em 1911 foram definidos, pelo cientista sueco A. Atterberg, certos limites que delimitam o intervalo de consistência do solo, denominados limite de liquidez e de plasticidade, sendo,líquidas, quando estiverem submetidas a muita umidade; plásticas; semi sólidas e sólidas, na medida que o teor de umidade for reduzido. O método mais utilizado para determinação do teor de liquidez é o padronizado por Arthur Casagrande, que utiliza o aparelho de sua própria autoria.
Em estudos geotécnicos, a correlação entre o limite de liquidez e o limite de plasticidade, tem grande aplicação em avaliações de solo para uso em fundações, construções de estradas e estruturas para armazenamento e retenção de água .
Objetivo
Determinar o teor de umidade que esta entre os limites dos estados líquidos e plásticos do solo.
Equipamentos e materiais utilizados
Aparelho de Casagrande (imagem 1)
Cinzel curvo padronizado (imagem 1)
Espátula de metal (imagem 4)
Recipiente de porcelana (imagem 2)
Balança de precisão (imagem 3)
Capsula de alumínio (imagem 5)
Estufa convencional
Água (imagem 1)
Solo (imagem 4) Procedimento
1. Destorroar este solo numa determinada quantidade que seja cerca de 150g
2. Coloca-se essa quantia de amostra na