Lima
Lima tem cerca de 9,2 milhões de habitantes (cerca de um terço da população peruana), e é o centro da economia e política do Peru, concentrando mais de 70% de sua indústria (as principais são as têxteis, papel, alimentos e tintas), metalurgia, construção naval e comércio. Tal crescimento foi produto principalmente do êxodo rural e migração urbana (saindo de cidades menores do país) das últimas décadas, especialmente desde os anos 1950 do século XX.
A "Grande Lima" se estende por mais de cem quilômetros ao longo da costa, abrangendo também o porto de Callao, o principal do país, e compõe-se de 43 distritos. A modernização do comércio nos últimos anos dotou a capital peruana de funcionalidades dignas de qualquer metrópole tais como centros comerciais, multinacionais, chegada de grandes marcas, locais de comércio 24 horas que funcionam todos os dias, principalmente nos bairros mais nobres. Por outro lado, a cidade sofre consideravelmente com a poluição, provocada por milhares de veículos, principalmente a frota circulante mais antiga.
Economia
Considerada o maior centro econômico do país. A Grande Lima tornou-se, com cerca de 7.000 lojas, um foco dominante de desenvolvimento industrial. Isso contribui para o grande número e maior força de trabalho de qualidade, a importância do mercado de vendas, a infraestrutura favorável e em particular o desenvolvimento do tráfego. As principais indústrias são os têxteis e o vestuário, alimentos e indústrias de processamento de bebida. Além disso, os produtos químicos, veículos, peixe e produtos de petróleo e artigos de couro são fabricados em grande quantidade na cidade.
O Porto de Callao, em Lima, é um dos mais importantes portos de pesca e comercial da América do Sul. Responde por 75% das importações e exportações do Peru. Ele também tem ampla capacidade de armazenamento de produtos frios e várias docas secas. Os principais produtos exportados no porto são produtos derivados do petróleo, cobre, ferro, prata, zinco,