Liibras
Título: educação inclusiva com deficientes auditivos.
Delimitação do tema.
A educação inclusiva nobrasil ainda está em seu estado embrionário, e sabemos que o apoio e o investimento dos governos são necessários.
Todavia, esperamos que o contínuo aprimoramento de projetos nesse sentido, tanto naformação, como na formação continuada de professores, com o tempo sane ou pelo menos minimize os pontos decadentes do atendimento aos portadores de necessidades especiais auditiva. Atualmente, mesmo comas leis que amparam a educação inclusiva, percebe-se que o atendimento as crianças com necessidades educativas especiais auditivas, ainda é um grande desafio, uma vez que requer do educador e de toda acomunidade escolar conhecimento e entendimento do seu processo.
Fazendo um resgate da história da inclusão veremos que ela é bem recente na sociedade. E, se no mundo, a inclusão é recente, no brasilela é mais ainda. O que fez com que esta inclusão demorasse tanto tempo para ocorrer, foi o preconceito. Entretanto, o preconceito para com os deficientes não surgiu em nossa sociedade, ele é tãoantigo como a própria existência humana. Existem registros históricos que revelam como os deficientes eram tratados, alguns exemplos parecem ser até mesmo inacreditáveis.
Nossos ponto principal édemonstrar a situação atual dos professores que geralmente não conhecem a língua brasileira de sinais, muito menos como se processa o ensino para alunos surdos;“aceita”, com resignação, o alunosurdo;mesmo sem querer acabam excluindo-o;não teve em sua formação inicial e continuada o preparo adequado para atender alunos surdos. As proposições apresentadas instigam novos olhares diante das redes quese formam entre os diferentes campos de investigações.
Pensar em diferentes formas de ensinar e aprender considerando diferentes formas de pensar, de expressar, de ver o outro, nos redimensiona e... [continua]