Comunicação
A Central Única das Favelas – CUFA, é uma organização sólida, reconhecida por sua atuação sociais, esportivas e culturais. Com uma linguagem própria, a CUFA desenvolve oficinas de capacitação profissional, educacionais, artísticas e de inclusão digital, que geram a auto-estima da periferia e possibilitam novas perspectivas. Ao longo destes anos, tornou-se um referencial para as comunidades e possui atualmente bases de trabalho em 20 estados do Brasil, como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A CUFA desenvolve atividades no Distrito Federal desde 2007, o programa Jovem de Expressão foi criado pelo Grupo CAIXA SEGUROS e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), para gerir o programa, que elegeu o jovem como público prioritário de seus projetos de investimento social privado. A sede da CUFA fica em Brasília - DF, sua filial se encontra na praça do Cidadão-CEILÂNDIA,e conta com o financiamento da CAIXA SEGUROS,UNODC,e outras parcerias,como Administração da Ceilândia, Grupo Cultural Azulim, Faculdade Anhanguera, Mismec-DF, e outras ONGs não-governamental.O espaço hoje utilizado pela CUFA foi a Administração da Ceilândia quem cedeu para os Jovens de Expressão e comunidade.
Isso proporciona à comunidade a necessidade especifica da realidade. A instituição é comunitária, que trabalha com o público de 15 a 20 anos, sua meta jovens cadastrados ao programa é de 150 jovens anual, ano passado foram 600 cadastros, este ano há 68 jovens cadastrados ao programa da CUFA DF, para os jovens participarem dos diversos projetos que o programa oferece, entre esse projetos se destacam as aulas de BREAK, FREE STAYLER, VOZ ATIVA, (LIIBRA) que é o maior campeonato de Basquete de Rua do País e o FALA JOVEM.
O objetivo principal da instituição é proporciona a auto-estima e a garantia de direitos da população que reside nas comunidades e regiões