Liguas
CARLOS COSTA DA SILVA
ANALISE DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHAS
EUNÁPOLIS
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA
CARLOS COSTA DA SILVA
ANALISE DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHAS
Trabalho interdisciplinar, apresentado ao curso de Informática o IFBA - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia, para a disciplina de português 3° semestre.
Orientadora: Prof. Mariana Fernandes
INTRODUÇÃO:
Considerada a primeiríssima obra de literatura brasileira e um dos principais documentos histórico que explicam a gênese deste país chamado de Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminhas é um texto que deve ser lido e relido por todas as gerações de brasileiros.
Nesta abordagem, demonstraremos nosso conhecimento exercido durante os estudos sobre a carta de Pero Vaz de Caminhas.
DESENVOLVIMENTO:
A carta de Pero Vaz de Caminhas e considerada o primeiro documento da historia no Brasil e marca o inicio da literatura no Brasil. É revestida das características estilísticas da literatura do quinhentismo. Neste período, o homem europeu vive a inquietação por causa da preocupação com a conquista material, resultante da politica das grandes navegações, e a conquista espiritual.
A carta de Caminhas tem a preocupação básica de informar, procurando transmitir o máximo possível de dados a respeito que ocorria e do que o escrivão via, ouvia e sentia.
Nos primeiros parágrafos da carta em estudo, vemos o caráter simples da linguagem utilizada por Caminha, sem preocupação com agressões nas escritas, sendo que a intenção era mostrar a coroa portuguesa como a terra encontrada poderia ser interessante financeiramente para Portugal.
Ao longo da