Light and Power Co. Ltd.: História e Intervenções no Brasil
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Light and Power Co. Ltd.:
História e Intervenções no Brasil
A empresa Light foi criada em Toronto, no Canadá, em 7 de abril de 1899, e era uma indústria voltada à produção e distribuição de energia elétrica.
Em 17 de julho do mesmo ano foi fundada a São Paulo Tramway, Light and Power Company, também no Canadá, e o presidente Campos Sales autorizou, por um decreto, que a empresa atuaria no Brasil. Pouco tempo depois, ainda no mesmo ano, foi construída a Usina Hidrelétrica Parnaíba – finalizada em 1901 – que passou a ser responsável pela geração e distribuição de energia elétrica do município de São Paulo, e também de seus bondes elétricos – que passou a substituir os precários sistemas de transportes da época, que usavam, majoritariamente, a força animal.
A empresa obteve sucesso em solo brasileiro, e, portanto, em 9 de julho de 1904, os sócios canadenses criaram, no Canadá, The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company – que recebeu autorização para atuação em terras cariocas no dia 30 de maio de 1905. Pouco tempo depois, a empresa adquiriu controle acionário da concessionária de iluminação a gás – Société Anonyme du Gás de Rio de Janeiro – serviço que foi controlado pela Light and Company até 1969, quando o governo estadual se tornou responsável pela antiga empresa belga.
A partir de 1912, as duas empresas (São Paulo e Rio de Janeiro) passaram a ser controladas pela holding Brazilian Traction Light and Power Co. Ltd.
Desde o início de sua atuação até hoje, a Light investiu na construção de usinas hidrelétricas, contribuindo e impulsionando o processo de industrialização brasileiro. No Rio de Janeiro, a empresa assumiu diversos serviços públicos, além da companhia de gás já citada acima, o transporte público, telefonia e iluminação pública também eram coordenados pela empresa canadense. Sua atuação foi muito importante