Ligações
A resposta é que nem sempre isso acontece, mas na maioria das vezes percebemos a cadeia que uma ação gerou. Por exemplo, o imperialismo do final do século XIX e inicio do XX foi um dos principais motivos para o inicio da Primeira Guerra Mundial, pois países como Inglaterra, França, Portugal entre outros, colonizavam países, em busca de matéria prima, mão de obra barata e mercado consumidor, já que com a Revolução Industrial aumentou-se ainda mais a produção.
Analisando alguns fatos percebemos o quão estão relacionados entre si. Fatos como os atentados de 11 de Setembro de 2001 e a política norte americana no Oriente Médio ou o Destino Manifesto, a determinação territorial norte americana, o principio Calvinista de predestinação absoluta, a questão palestina, os conflitos árabes-israelense, o antisemitismo judeu no mundo, Karl Marx e o comunismo utópico e o Príncipe de Nicolau Maquiavel.
A primeiro momento, percebe-se a presença explicita dos Estados Unidos em todos os assuntos abordados (mínima que seja), mas para não fazermos nenhuma afirmação falsa, iremos analisar e explicar cada tema. Vejamos:
Comunismo é uma estrutura sócio-econômica e uma ideologia política utópica que pretenderia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral, ou seja, para Marx o "comunismo puro", refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e de opressão-livre, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida, segundo o site Wikipédia.
Marx então, foi o responsável pela análise econômica e histórica mais detalhada da evolução das relações econômicas entre as classes sociais, procurando demonstrar a dinâmica