Fichamento Introdução à Filosofia
Curso: Direito
Turma: 2014.2
Data: 26/08/2014
Fichamento
Por que estudar Filosofia?
Uma resposta comum ao longo dos tempos é que os físicos estudam a física e os filósofos a metafísica.
Enquanto as ciências possuem aquilo que em certo sentido pode ser chamado de assunto específico, a filosofia parece não ter nenhum.
Devemos desafiar o pensamento de que a filosofia tem como objetivo contribuir para o conhecimento humano do mundo. Sua tarefa é resolver problemas filosóficos. O traço característico dos problemas filosóficos é seu caráter não empírico e apriorístico.
A Filosofia patrulha as fronteiras entre o sentido e o absurdo; a ciência determina o que é empiricamente verdadeiro e o que é empiricamente falso. O que a falsidade é para a ciência, o absurdo é para a filosofia.
Então, por que estudar filosofia?
Há muitas razões, e muitos tipos diferentes de razão. Em um nível geral, é uma técnica única para abordar questões conceituais que ocorrem à maioria das pessoas pensantes.
Em um nível mais especializado, a filosofia é uma técnica para analisar a coerência conceitual dos resultados das ciências específicas e para examinar os métodos explicativos das diferentes ciências - naturais, sociais e humanas.
A história da filosofia é parte essencial da história das idéias. Estudar a história da filosofia é estudar um aspecto da vida intelectual das sociedades do passado, e da nossa própria sociedade no passado.
Ainda mais importante, o estudo da filosofia nos ensina a questionar os questionamentos, a sondar suas suposições tácitas e pressupostos e a desafiá-los quanto tanto for permitido. Desta forma, nos dá uma distância de questões que provocam paixão – um grau de distanciamento que é propício para a razão e razoabilidade.
Aluno: Everton Dias dos Santos
Curso: Direito
Turma: 2014.2
Data: 26/08/2014
Fichamento
MENTE, CORPO E COMPORTAMENTO
O PODER DE UMA ILUSÃO