Ligas metálicas
É a associação de dois ou mais metais, que pode incluir outros elementos. Seu objetivo é conferir determinadas propriedades tecnológicas que os componentes da liga não teriam isoladamente. Ex: Aços (carbono, inox, com silício, galvanização), bronze, latão móvel, alumínio, chumbo, estanho e etc.
Na prática, a grande maioria dos materiais metálicos usados na engenharia estão sob forma de liga. O processo mais utilizado e simples para obter-se uma liga é o da fusão, que consiste em fundir os componentes na proporção desejada, misturados e colocados uma ligotera para que se solidifique. Todavia como é necessário que a liga seja sempre homogênea, esse processo só é indicado quando os metais ou componentes tem pontos de solidificação muito próximos, pois, caso contrário haverá segregação. Nestes casos tem que socorrer outros processos, a exemplo da pressão, aglutinação, eletrólise e metalurgia associada.
TIPOS DE LIGA 1. Misturas Mecânicas: Nessas ligas os componentes estão simplesmente misturados de forma homogênea sem que haja uma ligação entre os cristais.
Ex: As ligas de chumbo e estanho 2. Soluções sólidas: Nessas ligas, também chamadas ligas monofásicas, existem apenas uma única estrutura cristalina, a variação está na micro estrutura do metal, onde alguns átomos são substituídos por átomos de outros metais ou componentes.
Ex: Ligas de latão, ligas de bronze, ligas de cobre, aços. 3. Ligas Polifásicas: são aquelas onde se tem mais de um tipo de cristal.
Ex: Boa parte dos aços da liga polifásica.
PRINCIPAIS PROPRIEDADES DOS METAIS E SUAS LIGAS 1. Aparência
Os metais em CNTP tem aspecto homogêneo, brilho característico, opacidade, são sólidos e cristalinos (a grande maioria) que apresentam porosidade não aparente. 2. Resistência ao Dobramento
Estudaremos aqui esta propriedade e o ensaio que afere a mesma, com foco nos aços utilizados para concreto armado, especificado pela NBR 7480. Para aferir esta propriedade, que