Gestão de pessoas
As organizações operam através de mecanismos de cooperação e de competição com outras organizações. A estratégia organizacional define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo, sendo condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos principais.
Todas as organizações têm uma missão a cumprir. A missão representa a razão da existência de uma organização e envolve os objetivos essenciais do negócio, focalizando no atendimento a demanda da sociedade, do mercado ou do cliente. A missão é como o propósito orientador para as atividades da organização e para unir os esforços dos seus membros, classifica e comunica os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional.
A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, lembrando os organizadores de como e onde conduzir os negócios. Deverá ser objetiva, clara, possível, impulsionada e inspiradora, refletindo um consenso interno de toda a organização.
Os valores constituem em crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individual. Os valores priorizados por cada organização variam, dependendo do que os dirigentes acreditam ou valorizam no seu cotidiano.
Quando todos os funcionários conhecem a missão e os valores que orientam seu trabalho, tudo fica mais fácil de entender, de conhecer seu papel e sua contribuição.
Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do futuro, ver a si própria projetada no espaço e no tempo, com uma visão adequada dos recursos que dispõe, do tipo de relacionamento com os clientes e mercados, objetivos a atingir, oportunidades e desafios. Muitas organizações têm a visão como projeto para ser alcançado. A visão representa o destino que se pretende transformar em realidade.
A visão é considerada importante, pelo fato de que hoje não se controlam mais as pessoas através de