Lietratura infantil
Aquisição da escrita pela criança
Profª Aline Sampaio
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
A linguagem é um sistema tão rico de componentes, diverso em formas e complexo em sua estrutura que os especialistas se perguntam como as crianças interiorizam o vocabulário e as regras de sua língua nativa em apenas quatro ou cinco anos.
A tarefa dos pequenos não é fácil: embora a aprendizagem se dê de forma gradual, a cada obstáculo ultrapassado, a criança precisa dominar um novo nível de linguagem, indo dos sons às palavras e das palavras às orações.
Mas de que forma essa enorme gama de conceitos linguísticos é adquirida pelas crianças?
Períodos Críticos
Desde o nascimento, a criança, com base no contato com a mãe e na interação com as pessoas ao seu redor, constrói e desenvolve
seu referencial de mundo – que inclui o mundo linguístico.
O momento em que o cérebro está preparado para receber um determinado contingente de informações que auxiliarão no desenvolvimento da criança é definido como “período crítico”.
Devido à maturação de novas áreas cerebrais, é durante este
período que há maior facilidade para as crianças desenvolverem novas habilidades.
Segundo estudos, a aquisição da linguagem é certa até os seis anos, fica comprometida depois dessa idade até a puberdade e é rara depois disso.
Estágios da Produção da Fala
Os bebês de alguns dias de idade já conseguem discriminar fonemas. A princípio, eles respondem a praticamente todas as distinções sonoras observáveis em todas as línguas.
Desde os 8 meses as crianças já são capazes de compreender algumas palavras que as pessoas mais próximas a elas dizem, mas só com cerca de um ano de idade é que começam a falar.
As fases do desenvolvimento da linguagem da criança:
IDADES
CARACTERÍSTICAS DA
LINGUAGEM
EXEMPLOS
4-8 meses
Balbucio
baba, dada, gaga
Aproximadamente 12 Primeiras palavras