Liderança ética - administração
Liderança
A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar , de uma forma bem clara ,pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe ,para que se atinja os objetivos propostos pela organização.
Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.
Liderança ética:
A ética toca a questão da liderança de diversas maneiras. Os líderes transformacionais, por exemplo, são acusados de enaltecer a virtude moral ao mesmo tempo que tentam manipular as atitudes e o comportamento de seus liderados.
Os líderes carismáticos sem ética têm maior probabilidade de utilizar seu carisma para aumentar seu poder sobre os liderados, em proveito próprio.
Os líderes éticos devem utilizar seu carisma de maneira socialmente construtiva, para servir aos outros. (ROBBINS, 2005). Existe também, a questão do abuso de autoridade quando, por exemplo, um líder recebe altos salários e gratificações, e ao mesmo tempo, para cortar custos, demite funcionários com longo tempo de casa. Como os altos executivos ditam o tom moral de uma organização, eles precisam estabelecer padrões éticos indiscutíveis, demonstrar o comprometimento com tais padrões em seu comportamento, bem como estimular e recompensar a integridade entre seus subordinados. (ROBBINS,