Liderança - martin luther king jr
TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS
Martin Luther King Jr.
“I have a dream” (1963)
Novembro/2012
Patricia de Souza
RA 1000
Período
Começou a liderar em 1955.
Local
Nasceu em Atlanta e começou a liderar em Montgomery, Estado do Alabama (Estados Unidos da América).
Tipo
Foi um líder democrático que encorajava o povo afro-americano a buscar seus direitos contra o sistema racista americano, mas nunca obrigou ninguém a segui-lo, usava apenas a influência.
Foi um líder pacifista, acreditava que os protestos deveriam ser não violentos, seguindo os ideais de Mahatma Gandhi. Carismático, ele arrastava multidões que ansiavam por melhorias comuns.
Realizações * Junto com outros líderes negros de Montgomery, liderou, em 1955, a comunidade negra local e fez um boicote contra a segregação racial e contra o governo racista americano, depois que uma negra (Rosa Parks) foi presa por não dar seu lugar, num ônibus, a uma mulher branca. Este primeiro boicote durou cerca de um ano. * Organizou e liderou marchas lutando pelos direitos civis da comunidade afro-americana, como o voto, o fim da segregação, o fim da discriminação no trabalho e outros direitos civis básicos. * Lutava por um tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da educação e moradia dos negros nos Estados do Sul.
História
Nasceu em Atlanta, Estado da Geórgia (Estados Unidos da America), em 15 de janeiro de 1929, integrante de uma família de negros norte-americanos. Com 19 anos de idade, tornou-se pastor batista e, mais tarde formou-se em Teologia. Também fez pós-graduação em Boston. Nos seus estudos, dedicava-se aos temas de filosofia de protestos não violentos, inspirando-se em Mahatma Gandhi.
Fundou e foi eleito pela Conferência de Líderes Cristãos do Sul.
Com a sua intervenção, foi aprovada a Lei dos Direitos Civis em 1964, que prevalecem até os dias de hoje.
O boicote de Montgomery foi uma vitória do protesto pacifista e Luther King