LIDERANÇA EM AÇÃO: O PAPEL DO LÍDER NA TOMADA DE DECISÃO
Magda de Oliveira
Graduada em Administração Geral pela Faculdade Cambury e Pós-Graduando MBA em Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Goiás Uni-ANHANGUERA.
RESUMO
O presente artigo irá apresentar alguns conceitos sobre liderança, organização e tomada de decisão. Esta pesquisa utilizou-se da teoria da tomada de decisão para levar o leitor a refletir sobre a seguinte questão: será que o perfil do líder pode influenciar nos resultados de uma organização quando ele assume um papel de tomador de decisão? Para responder esta questão, este estudo, possibilitará fazer uma análise de outros temas como cultura organizacional, estudos de estrutura organizacional e a identificação das fases de um processo decisório. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica. Para conclusão, espera-se melhor compreensão sobre o tema e incentivo a novas abordagens.
PALAVRAS-CHAVE: liderança, organizações, cultura organizacional e tomada de decisão.
1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da existência humana sempre houve alguém que se sobressaísse aos demais, em função de serem fortes, destemidos, sábios e corajosos. Observou-se que esses homens que se destacaram obtiveram um título: líder.
Um líder não é apenas um personagem proeminente, que pertence à história ou tem uma aura de sobrenaturalidade ao seu redor. Há muitas situações nas organizações e na vida social que envolvem essa capacidade de comandar visão à realização de objetivos. Esse potencial deve manifestar-se não apenas em estadistas, fundadores de nações ou dirigentes de religiões, mas também em treinadores de equipes esportivas, comandantes militares, regentes de orquestras, professores e, naturalmente, administradores de organizações de qualquer natureza ou tamanho. Cada um deles tem suas metas especificas, e, em grande parte, é sua capacidade de liderança que esta sendo considerada quando se avalia o sucesso ou fracasso dos grupos