Licenciatura em Letras Português
1. Veja a forma verbal lavávamos. Substitua a desinência –va por sse, r e por zero. Diga o que acontece em cada substituição no tempo e/ou no modo do verbo. Use PE e PC em sua resposta.
2. Seja a frase :
3. João assiste TV todos os dias. Substitua o SN , depois o SV. Demonstre que nem toda substituição é possível.
4. Detecte as desinências modo-temporais número –pesssoais do Futuro do presente e depois as distribua conforme a concepção de morfema como classe de morfes.
5. Mostre que há oposições ilimitadas em /o/ . Use palavras em oposição para demonstrar isto.
6. Veja as formas verbais amamos. Quais os valores que ela assume fora de contexto? Existe neutralização ou sincretismo?
7. Na oposição homem x mulher, há neutralização? Justifique.
8. Dê exemplos de redundância em sintaxe e em morfologia ( pense, por exemplo, nas alternâncias vocálicas e nas marcas por concordância no gênero e no número.
9. Mostre que, pela recorrência, os pronomes do caso reto e indefinidos, como alguém e ninguém são substantivos.
10. Seja a afirmação: O traço de abertura é sistemático. Justifique-a.
11. Dê exemplos de PE associado a dois traços em PC.
12. Radicais também podem sofrer alomorfia, como nos verbos ditos irregulares. Mostre isto, com um exemplo. Use PE e PC.
Atividade de Portfólio
1) A gramática tradicional afirma que o sujeito o ser de que se afirma algo e que o predicado é o que se afirma do sujeito. Redija um texto crítico entre 10 a 15 linhas comentando a circularidade da definição e demonstrando que a definição não se aplica a todas as orações do português. Exemplifique.
2) Você viu que o gerativismo se apoia em conceitos fundamentais que foram apresentados no texto. Depois de ter tirado suas dúvidas com seu tutor, diga, com suas palavras o que você entende por cada um destes conceitos.
mente;
Racionalismo;
aceitabilidade.
3) Uma gramática, para ser bem construída, tem de escolher bem o