Licenciatura em Letras Português - Inglês
A leitura e os sentidos do texto
A leitura é o segmento na qual o leitor torna real o seu trabalho ativo de interação, percepção e habilidade, onde a concepção de leitura forma um projeto capaz de estimular a prática da vida, tendo em vista a capacidade de avaliar o conteúdo posterior e realizar uma interpretação de texto, logo, existem características fundamentais no processo de leitura, seja ela escrita ou oral, porém o hábito de ler faz com que a comunicação social abrange e engloba o poder da criatividade e o entendimento de diferentes contextos, tipos textuais e adversidade de gêneros.
A intenção é mostrar que durante a leitura de um texto seja ele verdadeiro ou imaginário, tende-se a preencher marcas apagadas que são expressas no seu modo de viver. No entanto se colocamos em rotina o método especial para organizar a estrutura básica de um conjunto de palavras, vamos gerar e fantasiar o mundo onde ninguém jamais viu. Diante de tudo isso é fundamental compreender aquilo que se lê e faz acontecer, afinal devemos produzir uma fonte de pesquisa física e mental, ou seja, emoções e sentimentos que vem de dentro para fora, estabelecendo uma relação de desafios das ideias levantadas.
Ora já que existam diferentes formas de planejamento e uma ideia de estrutura de leitura básica, nem sempre o jovem tem a satisfação pela leitura, os obstáculos interferem muito no processo de desenvolvimento, e na sua percepção e habilidade, pois a influência na sua vida escolar, social e cultural, mostra o modo de crescimento intelectual pelo qual o homem e a sociedade encaminham em traços diferentes, necessitando de um incentivo, para melhor dizer, despertar o interesse pelo prazer da leitura. Misturar a leitura com a vida é promover uma verdadeira investigação do íntimo ao oculto, estimulando ideias de uma criação atmosférica do aprender. Geralmente os textos precisam penetrar na alma do jovem,