licenciatuara
Professor: Fabrício Roberto Costa Oliveira
Alunos: Jorge Lira 74170, Luisa Tristão 74172 e Julia Botelho 74192
Auguste Comte:
Tendo como base o texto de Evaristo de Moraes Filho
(1989),responda:
a) Quais as principais concepções do positivismo?
As principais concepções do positivismo são referentes à lei dos três estados e ao ideal de ordem e pregresso. Os três estados seriam o da teologia, onde operam forças advindas do sobrenatural (explicações fundamentadas no sobrenatural) o da Metafisica no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal e o positivista onde se busca o conhecimento absoluto através da ciências. O estado positivista e considerado o melhor. A questão da ordem seria para erradicação de conflitos internos e externos para que se pudesse obter o progresso, a industrialização com caminho para se modernizar.
b) Quais as implicações do positivismo para as ciências sociais?
A implicação do positivismo para a ciências sociais e a sua própria positivação. Os instrumentos para se realizar a ciência, obtenção e ordenação de dados, são: a observação, a experimentação, a comparação, classificação e filiação histórica. Se afastando dos empiristas e racionalistas, fatos e teorias são inseparáveis, nem todos os fatos são relevante. Comte considerava necessário separar a teoria da prática para a prévia elaboração da ciência social, única capaz de renovar os costumes, as ideias e a moral como medidas para reorganizar a sociedade.
Émile Durkheim:
Tendo como base o texto lido sobre Émile Durkheim, responda:
a) O que é um fato social?
São maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao individuo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem” ou “maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de