Filosofia
A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: PHILO E SOPHIA
PHILO deriva-se de PHILIA, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais.
SOPHIA quer dizer sabedoria e dela vem à palavra SOPHOS, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber.
Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
“Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos”. “Quem quiser ser filósofo necessitara infantilizar-se, transformar-se em menino”. (M. Garcia Morente).
As principais características da filosofia são: racionalidade com seus princípios, regras e responder de formas conclusivas problemas pondo em análise suas respostas, provando que é verdadeira; nunca aceitar de imediato as explicações que lhes são impostas, procurando investigar, encontrar solução para cada problema e generalização mostrando que uma explicação tem validade muitas situações e coisas diferentes.
A importância da filosofia na prática educativa e seus fundamentos, a exploração desses aspectos nos mostra uma nova forma de conhecer o que discute e reflete na prática humana e nas diversas dimensões, bem como: Política Social Existencial e Educativa esses efeitos se dão no espírito e na cultura de um povo, cabe perguntar qual é o objetivo primeiro da reflexão filosófica, vimos falando e dizendo que ela constitui um tipo de conhecimento que da o sentido e orienta a vida, Todavia, como ela faz isso e a partir de que?
Vale ressaltar que nenhum individuo ou grupo social em nenhum momento vive sem um conjunto de conceitos, que significa sua forma de existência e ação.
O exercício de filosofar implica a