Licenciamento de software
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA – CEAD
Rua Pandiá Calógeras, 898 – Bauxita – Ouro Preto – MG – Tel. (31) 3559-2155
CURSO: TÉCNICO EM ELETROELETRONICA
DISCIPLINA: ÉTICA E LEGISLAÇÃO.
PROFESSOR: RONALDO S. TRINDADE E RONAN LOSCHI R. FERREIRA.
ALUNO: LAÉRCIO LUCIANO GERMANO.
Trabalho sobre licenciamento de software.
Quem de nós, neste mundo cada vez mais tecnológico, nunca fez o download de um qualquer software para uma necessidade especifica do nosso dia – a – dia. Seja de maneira dita “limpa”, seja de maneira dita “suja”. Refiro-me aos utilizadores que possuem a respectiva licença do software ou se simplesmente passam “por cima” da mesma e obtêm o software através de um download ilegal com a respectiva “vacina”.
O que alguns não sabem ou não ligam é às licenças de software. Uma licença de software é a definição de autorização ou restrição de determinadas ações, sobre os direitos de autor do programador que cria o software, concedidas ou impostas aos utilizadores do mesmo.
Software livre, freeware, shareware, copyleft: entenda as licenças de software
1.
2.
3.
4.
Software Livre: qualquer programa que tem a liberdade de ser usado, copiado, modificado e redistribuído. Opõe-se ao conceito de software proprietário. Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. Um caso é o da Red Hat que comercializa o
Red Hat Enterprise Linux. A possibilidade de modificações implica na abertura de seu código fonte. A maioria dos softwares livres é licenciada como GNU GPL ou BSD. O conceito “Software Livre” este conceito opõe-se ao conceito de “software proprietário”, mas não ao termo de “software comercial”. Este tipo de licença, como o próprio nome dá a entender, baseia-se em quatro liberdades:
Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. Para tal o acesso ao código – fonte é