instalação de apps
Aula 02
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 02: Licenciamento
Objetivo: Descrever os principais conceitos sobre o licenciamento de software.
Opções de licenciamento de software
No mercado atual existem diversos modelos para licenciamento de software, na sequência descreveremos os principais:
Software livre – Open-Source: qualquer programa que tem a liberdade de ser usado, copiado, modificado e redistribuído. Opõe-se ao conceito de software proprietário. Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. Um caso é o da Red
Hat que comercializa o Red Hat Enterprise Linux. A possibilidade de modificações implica abertura de seu código fonte. A maioria dos softwares livres é licenciada como GNU GPL ou BSD. Algumas literaturas consideram os dois conceitos como diferentes, em que o open-source pode ser livre o proprietário, mas tem de obter o código-fonte aberto.
Licença perpétua de aquisição: modelo utilizado por grandes fornecedores, que realizam o financiamento do desenvolvimento de seus sistemas e os vendem para os clientes como um ativo. Nesse modelo, geralmente as empresas têm o direito ao produto para o resto da vida, não estando inclusas as atualizações e manutenção do software.
Licença de uso: nesse modelo as empresas têm direito de uso da licença por máquina instalada. Geralmente isso inclui atualizações e não contempla o serviço de manutenção do software.
Licença de manutenção: licença em que a empresa paga pelas taxas de correções e de manutenção do software.
Conjunto de licenças (aquisição, uso e