Licenc As De Uso De Programa De Computador
LICENÇAS DE USO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR
&
CONTRATOS DE TECNOLOGIA MAIS COMUNS NO MERCADO
OS TIPOS MAIS COMUNS DE LICENCIAMENTO ENCONTRADOS NO MERCADO SÃO:
Freeware
Situação em que o titular dos Direitos Autorais renuncia plenamente a estes direitos, colocando a obra em circulação sem custo e sem limites para reprodução. O caso mais típico é o programa para cálculo do Imposto de Renda, disponibilizado para a sociedade pela Receita
Federal. Vale lembrar que o titular pode revogar esta decisão, passando a exigir uma remuneração por novas cópias que vierem a ser feitas.
Demo
Normalmente, trata-se de licença de um aplicativo reproduzido parcialmente, para que o usuário possa avaliar o programa antes da aquisição. Usualmente apresentam uma limitação física para o uso, não tem custo, mas não pode ser comercializada1. Após a avaliação, se o usuário quiser usar o aplicativo, deverá adquirir a licença completa.
Trial
É semelhante ao tipo DEMO, mas se aplica a programas. Você pode testar o programa em sua totalidade, com todos os recursos e por quanto tempo quiser, mas geralmente não poderá salvar ou exportar os trabalhos feitos2. Se quiser comprar o programa deverá ir a uma loja e comprar a versão completa. Alguns programas Trial permitem que você salve e exporte os trabalhos por um certo tempo, mas após este tempo de uso a única opção é comprar o programa completo ou apagá-lo do computador.
Shareware
Neste caso também, o aplicativo é colocado em circulação para uma avaliação. A limitação é temporal, ou seja, o programa pode ser usado durante um período de tempo determinado, após o que deve ser retirado do computador. Também, caso o usuário deseje continuar usando o aplicativo, deverá adquirir a licença completa.
1
Este tipo de distribuição é mais comum em jogos. Os demos de jogos apresentam apenas algumas fases e servem para você analisar se vale a pena comprá-lo ou não. Os demos não expiram e nem podem ser registrados 2
Não há opção para registrar o programa.