Libro biologia
MULTIPLICAÇÃO CELULAR
1-CONCEITO
É chamada de núcleo celular a região da célula que encontra envolvida pela carioteca possui como principal função de armazenar o material genético.
OBS: Fazendo uma comparação entre uma célula e o corpo humano o núcleo seria a cabeça do ser humano.
2-CLASSIFICAÇÃO
A maioria das células eucarióticas é mononucleada, isto é, possui apenas um núcleo. Existem, no entanto, células binucleadas
(com
dois núcleos), multinucleadas (com vários núcleos) e também anucleadas (sem núcleo).
leucócito
Hemácia
C élula muscular estriada
OBS: As células anucleadas não se dividem e possuem vida curta, pois não havendo núcleo não há comando para a realização de suas atividades vitais.
O núcleo geralmente é arredondado, mas pode ter outras formas. Entretanto, para um mesmo tipo de célula a forma do núcleo é relativamente constante.
4-CONSTITUIÇÃO DO NÚCLEO
INTERFÁSICO
O núcleo interfásico é aquele que não se encontra no período de divisão, ou seja, está em INTÉRFASE.
Os componentes do núcleo interfásico são a carioteca, a CARIOLINFA, os
NUCLÉOLOS e a CROMATINA.
4.1-CARIOTECA é formada por dois folhetos justapostos; apresenta poros (canais), pelos quais ocorrem trocas de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
4.2-CARIOLINFA (ou gelatinoso semelhante no interior do núcleo possui: Proteínas de livres. nucleoplasma) fluido ao citosol encontrado em sua constituição
RNA e nucleotídeos
4.3-NUCLÉOLOS São estruturas quase esféricas constituídas basicamente por RNA ribossômico e proteínas. A síntese e o armazenamento de RNA ribossômico e a formação das subunidades dos ribossomos ocorrem nos nucléolos.
4.4-CROMATINA é formada por DNA e proteínas. No núcleo interfásico, a cromatina apresenta-se como um emaranhado de filamentos longos e finos e alguns grânulos.
Num filamento de cromatina (cromossomo), a molécula de DNA enrola-se a intervalos regulares em