LIBERALISMO X PROTECIONISMO
Característica: favorecer as atividades econômicas internas, dando subsídios à indústria nacional incentivando o desenvolvimento econômico. Dificulta a importação de produtos e a concorrência estrangeira com altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa. Este ato é utilizado por praticamente todos os países. A OMC (Organização Mundial do Comércio) é responsável pela fiscalização entre os países, cujo seu interesse é promover a liberalização do comércio internacional.
Pontos positivos - protege a economia nacional da concorrência externa, garante a criação de empregos e incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias.
Pontos negativos – perda de espaço no mercado externo, atraso tecnológico, acomodação das empresas nacionais, diminuindo o comércio enfraquece o desenvolvimento dos países pobres.
Liberalismo
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas. O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Alguns dos princípios do liberalismo.
- Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
- Igualdade perante a lei (estado de direito);