Liberalismo E Humanismo As Linguagens Da Consciencia Civica Na Ing Do Sec XVII
as linguagens da consciência cívica na Inglaterra do século XVII*
Liberalism and humanism the languages of the civic conscience in 17th century England**
JAVIER AMADEO
Professor do Departamento de Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Guarulhos
Estrada do Caminho Velho, 333. Bairro dos Pimentas
CEP 07252-312 – Guarulhos – SP javier.amadeo@unifesp.br RESUMO O surgimento da consciência cívica na Inglaterra do século XVII esteve vinculado à controvérsia constitucional nas décadas que precederam a guerra civil. O conflito político provocou uma intensa exploração intelectual, dando lugar ao surgimento de ideias e conceitos que se transformariam em dominantes no discurso e no pensamento políticos modernos.
O texto tem como foco a análise dessas linguagens que contribuíram para o desenvolvimento dessa consciência cívica. Analisaremos, portanto, a linguagem do direito e os elementos nesta linguagem que contribuíram para o desenvolvimento da consciência cívica moderna. Se for verdade que a linguagem do direito foi um dos principais legados políticos do século XVII,
* Artigo recebido em: 28/10/2010. Aprovado em: 19/12/2011.
** O presente artigo é resultado de um projeto de pós-doutorado, em desenvolvimento, no Departamento de História da Universidade de São Paulo, sob supervisão do Professor Modesto Florenzano; o mesmo contou como o apoio financeiro da FAPESP. Gostaria de agradecer ao Professor Florenzano pela revisão paciente e pelos valiosos comentários, no entanto assumindo que qualquer erro ou emissão é de minha exclusiva responsabilidade.
VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, vol.28, no 48, p.669-697: jul/dez 2012
669
Javier Amadeo
o texto sugere que a linguagem da virtude também teve uma importância decisiva e analisa a existência de uma articulação complexa e contraditória entre ambas no surgimento da moderna consciência cívica.
Palavras-chave história do pensamento político moderno, liberalismo, humanismo