Liberalismo vs marrxismo

628 palavras 3 páginas
Liberalismo VS Marxismo
Para analisar as diferenças entre as matrizes teóricas Liberal e Marxista (as quais foram utilizadas para enfrentar os paradigmas da relação Estado, Governo e Mercado durante os séculos XIX e XX) é preciso que se conheça as duas principais questões que esses modelos teóricos buscaram responder.

A primeira questão pode ser formulada nos seguintes termos: qual a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e qual a natureza do uso da força estatal sobre os indivíduos?

A esta questão os liberais iriam responder que o domínio do Estado sobre a sociedade funda-se em um contrato social tácito por meio do qual os cidadãos abririam mão de parcela de sua liberdade individual em troca de segurança e justiça.

Para os liberais a vida em sociedade não é natural, ela nasce pela necessidade de se superar um hipotético estado de guerra generalizada de todos contra todos, situação de extrema insegurança.

Essa vida em sociedade seria regida nos termos do contrato social, o qual seria o instrumento balizador das relações entre o Estado e os cidadãos.

Nesse sentido, dever-se-ia respeitar o direito natural como única fonte legitima do direito civil, portanto, todos os homens seria tratados em pé de igualdade perante a lei e o Estado. Haja vista não haver diferença entre os indivíduos na natureza.

A coerção física exercida pelo Estado sobre os cidadãos, portanto, teria natureza legal, nos termos do contrato social que regularia a relação entre o Estado e os indivíduos. Ora, se os cidadãos abrem mão de parcela de sua liberdade em troca de proteção e segurança, eles também reconhecem que o Estado poderá usar a força, se necessário, para garantir os direitos naturais (liberdade, igualdade, propriedade) dos seus cidadãos.

Por outro lado, os marxistas encaram de forma diversa a dominação do Estado sobre a sociedade. Para Marx, apenas no comunismo primitivo haveria relação de igualdade dos homens em face dos bens produzidos. No

Relacionados