LEVONORGESTREL 0

1151 palavras 5 páginas
LEVONORGESTREL 0,75 MG
INDICAÇÕES
Levonorgestrel é um contraceptivo de emergência que pode ser usado para evitar a gravidez após um coito desprotegido ou quando há falha conhecida ou suspeita de um método contraceptivo. Para obter a máxima eficácia, o primeiro comprimido deve ser tomado o mais breve possível, dentro de 72 horas (três dias) após o coito. O segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro.
Como um contraceptivo de emergência, Levonorgestrel é indicado:
Quando nenhum contraceptivo foi usado.
Quando um método contraceptivo possa ter falhado, incluindo: ruptura, deslizamento ou emprego incorreto da camisinha; desalojamento, rompimento ou remoção antecipada do diafragma ou do tampão; falha na interrupção do coito (por exemplo: ejaculação na vagina ou na genitália externa); cálculo incorreto do método periódico de abstinência; expulsão do DIU e pílulas contraceptivas orais regulares tomadas de forma inadequada em um ciclo.
Em casos de estupro.
MECANISMO DE AÇÃO
O mecanismo de ação do levonorgestrel (pílula do dia seguinte ou anticoncepção de emergência) pode ser variável, pois depende da fase do ciclo menstrual. a ação dele pode se dar por meio de: inibição ou retardo da ovulação; por dificultar o ingresso do espermatozoide no útero; ou por alterar a passagem do óvulo ou espermatozoide pelas trompas, ou seja, ele impede a fecundação antes da implantação. Dessa forma, se a fecundação já tiver ocorrido (união do espermatozoide com o óvulo), a medicação não terá mais o efeito desejado.
POSOLOGIA
Um comprimido de levonorgestrel deve ser tomado o mais breve possível, conforme as indicações citadas, não ultrapassando 72 horas após o coito desprotegido. O segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após a primeira dose. O tratamento não deve ser desnecessariamente tardio já que a eficácia pode declinar com o tempo. O levonorgestrel pode ser usado a qualquer período durante o ciclo menstrual.
Se ocorrer vômito dentro de 2 horas após a ingestão

Relacionados