Levantamento de poligonais
Poligonais
Prof.: Delson José Carvalho Diniz
Profª: Maria Ângela Villaça Diniz
- 2003 -
Levantamento de Poligonais
1. Métodos Topográficos
Como vimos anteriormente, temos os métodos de levantamentos topográficos segundo os quais poderemos obter a representação detalhada de um terreno a ser estudado.
Os chamados Métodos Topográficos podem ser classificados do seguinte modo:
1.1 – Métodos Clássicos
Nos quais empregamos as operações clássicas estudadas, isto é, a Medição de Ângulos, tanto horizontais como verticais (positivos ou negativos) e a medição das distâncias que podem ser horizontais (ou reduzidas) e verticais (ou diferenças de nível).
1.2 – Métodos Fotogramétricos
Nos quais empregamos as propriedades geométricas de fotografias do terreno em estudo, tiradas tanto da terra quanto do ar.
As fotos tiradas de satélites ou aviões deram origem a um novo campo da Topografia, que se denomina Aerofotogrametria. Essa ciência tomou grande impulso após a última grande guerra e é largamente empregada para levantamentos de grandes áreas.
Hoje empregamos a Aerofotogrametria na engenharia em levantamentos de áreas para projetos de estradas, barragens, urbanização, cadastramento, levantamento de riquezas minerais e vegetais, etc., devido à sua grande precisão, rapidez e menor custo para áreas maiores.
O Brasil faz atualmente o recobrimento aerofotogramétrico do seu território sendo que em Minas Gerais já tivemos, em 1997, quase o total do nosso território mapeado nas escalas 1: 50.000 e 1: 100.000.
Atualmente, grandes avanços podem ser observados no ramo da Topografia. A Estação Total G.P.S., usando satélites especiais determinam a posição de qualquer ponto sobre a superfície da terra, além de fornecerem outros dados técnicos usados pela Topografia, Engenharia Civil e outros.
2. Métodos Clássicos de Levantamento
2.1 – Métodos Clássicos