Levando em conta os textos disponibilizados na disciplina desenvolvimento humano e social, considere que dinâmicas estão envolvidas na questão.
O homem não vê mais o outro como seu companheiro, com quem pode conviver pacificamente e dividir experiências, mas sim como adversário, com quem deve competir para estabelecer seu espaço. O humano passou a “usar” o outro. As relações interpessoais existem somente até que sejam vantajosas. As relações sociais são conflituosas, temporárias e estratégicas, e só são mantidas enquanto forem convenientes.
O homem enquanto sujeito sente necessidade de ser vitorioso, dominar e controlar o outro. O homem moderno é o homem disposto a tudo, apto a tudo, aberto a todas as possibilidades que a vida moderna oferece. Homens e mulheres procuram meios para competir com condições iguais diante desse tudo. O caos gerado por essa luta por espaços, muitas vezes, leva o homem a lutar contra si mesmo. Deixa de viver dignamente. Por vezes, deixa de pensar no seu próprio bem estar para obter status, fama, dinheiro, reconhecimento, etc.
Esse desenraizamento humano, ou seja, o desprendimento de um indivíduo de sua comunidade, produzido pela modernidade, alimenta a solidão. A solidão não é só um vazio a ser preenchido, mas sim um