Pesquisa
O objetivo principal a aqui apresentado nesta pesquisa a estratégia de ecoturismo é compreender de que maneira os calungas estão inseridos na cadeia e refletir sobre a reformulação implantação de politicas publicas que contemplem as comunidades quilombolas no brasil.
A situação dessas comunidades impõem que sejam empreendidos esforços para avaliar as possibilidades de inserção econômica de seus membros, a partir da elaboração de desenvolvimento local sustentável, articulando o conhecimento comunitário a porte que poderá ser oferecido por conhecimento cientifico e tecnológico de apoio á agricultura familiar.
Compreendendo se o turismo não se restringe a cadeia produtiva “ideal”, más a partir da relação de atores com diferentes ações e interesses ,que manifestam de forma situacional e dinâmica.
Atividade rural com membros da mesma família e a principal atividade ecomomica, porém as relações tradicionais de produção não atende as necessidades da população em relação a ocupação e renda. Os principais problemas pelos atores dessa pesquisa visa a percepção da comunidade quanto á sua inserção na atividade turística que diretamente relacionada á situação de extrema exclusão social. Embora o município possua potencial turístico não há incentivo por parte de seus governantes, mesmo sendo a única alternativa de emprego e renda na região.
O problema de capacitação de mão -de-obra local também estabelece relação com alto índice de analfabetismo da comunidade e a falta de melhores perspectivas provoca evasão dos jovens que buscam alternativas em outras cidades .Os maiores problemas o excesso de burocracia e a desorganização administrativa ou falta de articulação governamental .
Conforme os relatos dos autores é preciso realizar pontes necessárias, entre a comunidade local e entre este o ambiente externo para isso é fundamental a existência de