leucócitos e eritrócitos
MANAUS-AM MAIO-2014
NOME DO ALUNO ...
TURMA ...
Trabalho sobre células sanguíneas “Leucócitos e Eritrócitos”
MANAUS-AM MAIO-2014 LEUCÓCITOS
Os leucócitos, ou glóbulos brancos, como também são chamados, são tipos das células que compõem a porção do sangue que chamamos de plasma, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo. Eles são subdivididos em: Neutrófilos, Eosinófilos, Basófilos, Monócitos, Mastócitos, Linfócitos (células B e células T).
NEUTRÓFILOS
Os neutrófilos, também conhecidos como polimorfonucleares, são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem às áreas de inflamação. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três.
Exercem, basicamente, a função de defesa através do processo de fagocitose. Em outras palavras, significa que estas células possuem a capacidade de englobar e digerir partículas estranhas. Quando detectam a presença de invasores no organismo, ou até mesmo moléculas produzidas por tecidos danificados. As células endoteliais expressam suas moléculas de adesão (selectinas), acarretando o rolamento dos neutrófilos pela superfície endotelial e em seguida, há a ativação dos neutrófilos ao expressarem suas integrinas (presentes na superfície desta célula). Em seguida há a migração dos neutrófilos para fora dos vasos sanguíneos, sob a influência de substâncias quimiotáticas, que guiam os neutrófilos até o local de inflamação. O processo de fagocitose é dividido em três fases. Primeiro vem a aderência à partícula e sua opsonização; em seguida vem a ingestão dessas partículas e, por último, a destruição delas.
EOSINÓFILOS
São células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Junto