Hemograma Manual E Automatizado
BIOMEDICINA 5ª SÉRIE
HEMATOLOGIA CLÍNICA
PROF.: PAULO SOBRAL JUNIOR
ALUNA: DHEYNA LAYANE S. DE SOUSA
HEMOGRAMA MANUAL X HEMOGRAMA AUTOMATIZADO
O avanço tecnológico possibilitou a realização do hemograma de uma forma muito mais precisa e reprodutível, porém, o conhecimento de técnicas manuais antigas é de suma importância, uma vez que eventualidades podem ocorrer em qualquer laboratório e como forma de aprimorar o conhecimento, as técnicas manuais serão sucintamente descritas.
Técnica Manual para Realização do Hemograma
a) Contagem de Leucócitos, Hemácias e Plaquetas: a contagem de eritrócitos, leucócitos e plaquetas é feita na Câmara de Neubauer, após diluição da amostra em líquidos específicos e multiplicando o valor obtido pelos fatores correspondentes.
b) Dosagem da Hemoglobina: a dosagem da hemoglobina é feita após a lise dos eritrócitos e estabilização da hemoglobina. Em seguida é realizada a leitura colorimétrica (cianometa-hemoglobina) pela densidade óptica medida em espectrofotômetro.
c) Determinação do Hematócrito: o método para determinação do hematócrito é por meio da centrifugação de capilares de vidro contendo amostra de sangue do paciente (micro-hematócrito).
d) Cálculo dos Índices Hematimétricos: os Índices hematimétricos são obtidos por meio de cálculos: VCM = (Ht / Hem) x 10 HCM = (Hb / Hem) x 10 CHCM = (Hb/Ht) x 100 Onde: Ht = Hematócrito; Hb = Hemoglobina e Hem = número de eritrócitos.
e) Análise Morfológica dos Eritrócitos, Leucócitos e Plaquetas: a diferenciação celular dos leucócitos é feita por meio do esfregaço corado.
Automação na Realização do Hemograma
Atualmente a automação na realização de hemogramas é indispensável em laboratórios cuja rotina seja acima de 10 hemogramas por dia. O equipamento a ser adquirido pelo laboratório deve ser compatível com suas necessidades e possibilidades. O conhecimento técnico do aparelho e seus