Lesões sólidas elementares da pel
SENAC NOVA IGUAÇÚ POLO I
ALBA VALÉRIA DE CASTRO RAMOS GONÇALVES
ARLEN SARAIVA SODRÉ
IRVIGA GABRIEL DA SILVA
LILIAN PAULA GONÇALVES TEIXEIRA
LUANA FAUSTINO CAMPOS
MANICE SANTOS DE SOUZA
NOVA IGUAÇÚ
MARÇO 2012
As Lesões de formações sólidas
As lesões sólidas são caracterizadas no processo inflamatório degenerativo;Ex: Pápulas, turbéculos, nódulos, goma, vegetação, verrucosidade e urtica. É um processo inflamatório atingindo isoladamente a derme,epiderme e hipoderme em que a palpação mostra um endurecimento. Seus derivados tipos são:
1. Pápulas: Lesões sólidas circunscristas elevadas menor que 1 cm por processo patológico, epidérmico, dérmico ou misto.
. [pic] 2. Placa papulosa: Constitui-se no aglomerado de pápulas, se concentrando no mesmo local.
[pic]
3. Nódulos: Lesões sólidas elevadas ou não de 1 a 3 cm. Processo inflamatório localizada na epiderme, derme e hipoderme.
[pic]
4. Nodosidade ou Tumor: Tem formação sólida elevada ou não maior que 3 cm. É um tumor que é usado no processo neoplásico.
[pic]
5. Tubérculo: Pápula ou nódulo que quando evolui deixa cicatrizes.
[pic] 6. Goma: É nódulo ou nodosidade que se liquefaz na porção central do nódulo que pode ulcerar-se eliminando substâncias.
[pic]
7. Vegetação: É a pápula com aspecto de couve-flor branca avermelhada que facilmente sangra com aumento da camada espinhosa. Cristais epiteliais e papilas dérmicas.
[pic] 8. Verrucosidade: Pápula ou Placa papulosa da superfície dura com aspecto inelástico e amarelado por aumento na camada córnea.
[pic]
9. Úrtica: Elevação irregular da cor variável de rosa ao vermelho, pruriginosa (sensação de