Lesões primarias e secundarias
Mácula ou mancha é uma lesão elementar da pele caracterizada por uma área delimitada de coloração distinta da pele ao redor, porém sem relevo ou espessamento perceptíveis. Pode ter origem pigmentar, vascular ou hemorrágica.
Pápula
Pápula é uma lesão sólida da pele, elevada, com menos de 1 cm de diâmetro. São superficiais, bem delimitadas e facilmente detectáveis mediante o deslizamento das polpas digitais sobre elas. Podem ser puntiformes ou um pouco maiores com a mesma coloração da pele ou ainda de cor rósea, arroxeada e castanha.
Pústula
Pústula é uma pequena elevação da epiderme, a camada mais externa da pele, contendo fluído turvo ou purulento (com pus). Geralmente consiste de células de defesa (leucócitos) típicos de processos inflamatórios, como neutrófilos, linfócitos e macrófagos, e agentes invasores mortos (por apoptose induzida por linfócitos) ou inativos (por opsonização). Podem ser brancos ou vermelhos. Pústulas são pequenas lesões em forma de bolha, inflamadas e cheias de pus na superfície da pele.
Vesícula
Uma vesícula é uma bolha cheia de líquido, em muitos casos, as vesículas se rompem facilmente e liberam o fluido para a pele. Quando esse fluido seca, podem se formar crostas amarelas sobre a superfície cutânea.
Nódulo
Nódulo, em patologia, é um lesão sólida, elevada, com mais de 1 cm de diâmetro. É geralmente bem delimitada e de origem epitelial ou conjuntiva. Pode ser pediculada ou séssil. Quando não está se expandindo é classificado como benigno e quando está é classificado como maligno. Suas características variam muito dependendo do lugar que se localiza
Tumor
Neoplasma ou tumor é uma massa anormal de tecido, como um resultado do crescimento anormal ou divisão de células. Antes do crescimento anormal (neoplasia), as células frequentemente sofrem um padrão anormal de crescimento, tais como a metaplasia ou a displasia. Urtica A urticária é caracterizada por vergões vermelhos e salientes na superfície da pele que