Lesões por Esforço Repetitivo
1 INTRODUÇÃO 2
2 LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO 3
2.1 Definição 3
2.2 Causas 3
2.3 Sintomas 4
2.4 Tratamento 5
2.5 Prevenção 5
2.5.1 Ginástica Laboral 6
3 L.E.R EM PROFISSIONAIS DENTISTAS 9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERENCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá tratar sobre Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R.), mais concretamente sua definição, causas, sintomas, tratamento e formas de prevenção, além de uma breve explicação de como essa doença ocorre em profissionais odontologistas.
A metodologia utilizada foi uma revisão de artigos e sites relacionados ao tema aqui abordado.
2 LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO
2.1 Definição
Lesões por Esforço Repetitivo ou L.E.R. são lesões nos sistemas musculoesquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica ou posições desagradáveis por longos períodos. L.E.R. não é propriamente uma doença e sim uma síndrome constituída por um grupo de doenças. Dessas doenças, destacam-se tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias. Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo as L.E.R podem afetar o ser humano como um todo.
2.2 Causas
L.E.R. seriam causadas por esforços intensos feitos com os membros superiores, pelo trabalho em posturas desfavoráveis, pela alta repetitividade de um mesmo padrão de movimento, por compressão mecânica das delicadas estruturas dos membros superiores, além de outros fatores como ambientes frios, postura estática, vibração segmentar, alguns fatores pessoais e alguns fatores organizacionais.
Várias pressões impostas pela organização do trabalho dentro da empresa contribuem para o surgimento da L.E.R. As principais são: procedimentos rígidos do trabalho com pouca autonomia do trabalhador no desenvolvimento de tarefas;