Lesões na dança
Preparação Física para bailarinos
O que podemos fazer pra evitar as lesões . Normalmente quando não se há preparação adequada o que mais vemos é que quem paga o pato são os joelhos, os calcanhares e a coluna. Isto entre outros.
Mas há como fugir destes. E de muitos outros também.
A preparação física seja ela com aparelhos ou mesmo com exercícios se faz necessária justamente para evitar tais males. Mas parece que uma maioria não se preocupa com isto.
Já falamos de preservar seu maior bem que é seu corpo e que muitos acham que ele por si só ira se recuperar sempre. Sem esforço e sem sacrifícios.
Vi coisas absurdas nestes anos. Especialmente na NET onde ha comunidades sobre como o bailarino se machucou. Tópicos entre outras coisas bizarras.
Em adágios, barras, centros, saltos e rolamentos. Vamos falar como devemos evitar estes e preservar a sua saúde enquanto dançam.
Mesmo que o bailarino não goste é necessário saber que o exercício irá ajudar na performance. E que há trabalhos para ganho de massa múscular como a hipertrofia. Ou como a definição muscular através da "queima" dos músculos como e conhecida.
O trabalho de alongamento não pode ser esquecido também e deve ser sempre bem planejado. Seja no verão ou inverno. Ha estudos não recomendando após sessões onde ha esforço muito grande. Porem isto não se aplica na dança diretamente. Depende do caso e da avaliação do professor, pois já houve uma ruptura das fibras musculares durante o exercício feito na aula. É no repouso que devemos concentrar a forma de elaborar as aulas e a preparação do bailarino.
Pois e no repouso que as fibras trabalham para recuperar o músculo, que devido ao crescimento proporcionado pelo fluxo sanguíneo na região trabalhada o músculo teve um aumento de tamanho quantitativo.
Mesmo sendo contra e achando que isto retira a mobilidade e a flexibilidade do bailarino, a musculação pode (e vai) preservar seu bailarino por mais tempo.
Portanto não