Lesões Esportivas
As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas de sua modalidade esportiva. Esse afastamento é prejudicial, pois influencia diretamente no seu desempenho físico e técnico, além dos possíveis prejuízos psicológicos, já que a recuperação pode ser demorada, exigindo dele muita paciência e cautela para voltar à atividade, consequentemente a equipe também é prejudicada.
As lesões, muitas vezes, acabam acontecendo em momentos importantes de suas carreiras, afastando-os de competições, tirando-os de seleções e, em alguns casos, provocando o abandono precoce da carreira.
Cada esporte tem suas características próprias de espaço, tempo, dinâmica e exigências físicas, o que pode caracterizar o tipo de lesão mais frequente em cada um deles. Por exemplo: a natação, que é um esporte onde não há nenhum tipo de contado físico com o adversário terá, certamente, diferentes lesões do que o boxe, onde o contato físico é predominante.
Modalidades esportivas coletivas (basquetebol, futebol, futsal e handebol) têm suas lesões especificas, considerando-se que os atletas mantêm um contato físico constante. Incluindo-se a elas o voleibol, podem-se também considerar as lesões decorrentes dos constantes deslocamentos, saltos e movimentos bruscos.
O basquetebol é um esporte que exige contato entre os jogadores tanto na defesa quanto no ataque. É jogado por dez atletas que ocupam simultaneamente um espaço de 420m². No entanto, a maioria das ações acontece em meia quadra (210m²) o que dá ao jogo uma dinâmica especial e aumenta a probabilidade desse contato. Nesse esporte, a maior carga de trabalho ocorre nos membros inferiores provocando um grande número de lesões em função dos deslocamentos, mudanças bruscas de direção e saltos.
Modalidades esportivas
A classificação de modalidades esportivas mais difundida é aquela que define os esportes como sendo individuais ou coletivos. No entanto,