Esquadrias Materiais de Construção
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROFESSOR JORGE LUIS PATRIOTA LIMA
Departamento de Construção Civil – IFJF - Ano 2010
NOME DO GRUPO: EDTEC
COR PADRÃO: BRANCO
INTEGRANTES DA EQUIPE:
Amanda Campos
Caroline Lorensato
Mariana Matias
Raphael Lopes
Thaiane Quinelato
Vinicius Kasai
1° EDIFICAÇÕES – 2010
Marcenaria é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo. A marcenaria evoluiu da carpintaria, na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), como compensado, aglomerado, MDF, Laminado me lamínico, folhas de madeira, etc.
O marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita,tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.
A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão. Um profissional que produz exclusivamente móveis, principalmente de chapas industrializadas como o MDF e o aglomerado, designa-se antes como moveleiro.
Ilustração de uma marcenaria na Alemanha, 1568
A carpintaria é a oficina onde trabalha o carpinteiro, executando os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros.
O trabalho em uma carpintaria envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre.
Na carpintaria o profissional desta área deve ter: noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia da marcenaria.
Ferramentas medievais de carpintaria,