Lesões de pele
QUESTÕES DE LESÕES DE PELE
Nomes: Lisiane Gonçalves e Thaíne Santos
Turma: PVA
Disciplina: Sistema Tegumentar
Porto alegre, 10 de outubro de 2014.
O que são máculas?
Máculas são alterações da cor da pele, sem modificar a textura ou o relevo.
O que é uma mácula pigmentar? Cite exemplos. O que são máculas vasculossanguíneas? Cite exemplos.
A mácula pigmentar pode ser relacionada a um aumento na melanina (hipercromia) ou uma redução ou ausência de melanina (hipocromia ou acromia). Exemplo de hipercromia: melasma gravídico; na mácula acrômica: lesões de vitiligo.
Máculas vasculossanguíneas são ocasionadas por alterações nos vasos sanguíneos da pele. Exemplos: Angioma- é um tumor de vasos (manchas vermelho vinhosa), Telangiectasia- é a dilatação permanente do calibre dos vasos.
O que é um Angioma?
Angioma é um tumor constituído na proliferação das células dos vasos sanguíneos, ocasionando manchas vermelho vinhosa.
O que são máculas hemorrágicas? Quais as suas causas? Cite exemplos de máculas traumáticas e não traumáticas.
Maculas hemorrágicas são o extravasamento de hemácias, causadas por traumatismos, alterações capilares e discrasias sanguíneas. Máculas traumáticas podem ser equimose (área com extravasamento sanguíneo, maior que 2mm de diâmetro) ou hematoma (coleção de sangue, localizada com elevação da pele); máculas não traumáticas podem ser petequias (lesões puntiformes) e purpura (lesões hemorrágicas com maior volume).
Quais são as lesões elevadas da pele? Cite exemplos de doenças em que podemos encontrar cada uma dessas lesões.
As lesões elevadas da pele são pápulas, nódulos, placas, e vegetação. As pápulas são encontradas em picadas de insetos, os nódulos são encontrados em eritema nodoso ou doença inflamatória (paniculite), as placas são encontradas na psoríase e as de vegetação podem ser encontradas em dois tipos: verrucosa (epiderme íntegra, verruga vulgar) e condilomatosa (com perda da epiderme).