Leshimaniose
1. DEFINIÇÃO
A leishrnaniose visceral é uma doença causada por parasitos (protozoários) do complexo Leishmania donovani na Africa, Asia,Europa e nas Américas.
A doença é crônica, grave, de alta letalidade se não tratada, e apresenta aspectos clínicos e epidemiológicos diversos e característicos, para cada região onde ocorre.
A leishmaniose visceral é endêmica em 62 países nos quatro continentes.
Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença incluem a desnutrição, o uso de drogas imunossupressoras e a co-infecção com HIV.
2. AGENTE ETIOLÓGICO
A leishmaniose visceral é causada, em todo o mundo, por parasitos do complexo L. donovani que inclui três espécies de Leishmania (ver Capítulo 7):
Leishmania (Leishmania) donovani;
Leishmania (Leishmania) infantum;
Leishmania (Leishmania) chagas.
Nas Américas, Leishmania (Leishmania) chagasi é a espécie responsável pelas formas clínicas da leishmaniose visceral.
3. VETOR
“Lutzomyia longipalpis” o inseto tem ampla distribuição geográfica e está sempre presente onde há transmissão da doença. Sem duvida, é a espécie mais importante na epidemiologia da doença. Sua distribuição inclui áreas silvestres, rurais, suburbanas e urbanas.
4. RESERVATÓRIOS
As raposas são reservatórios silvestres primitivos. Os cães são os reservatórios domésticos. Nos reservatórios animais, cão e raposa, o parasitismo cutâneo é geralmente intenso e não é raro isolamento de parasitos do sangue. São excelentes fontes de infecção para flebotomíneos, mantendo o ciclo da doença no ambiente domiciliar e silvestre, respectivamente.
5. IMPORTÂNCIA
A leishmaniose visceral ou calazar é uma doença infecciosa sistêmica, de evolução crônica, caracterizada por febre irregular de intensidade média e de longa duração, esplenomegalia, hepatomegalia, acompanhada dos sinais biológicos de anemia, leucopenia, trombocitopenia, hipergamaglobulinemia e hipoalbuminemia. O emagrecimento, o