lero
O movimento é a característica externa mais evidente da vida. Nos animais pluricelulares o movimento é efetuado por células especializadas na contração e no relaxamento, chamadas células musculares as quais, devido à sua forma alongada são denominadas FIBRAS MUSCULARES. As fibras musculares constituem o tecido muscular que é classificado em tecido muscular liso, tecido muscular estriado e tecido muscular cardíaco (Fig. 1). Esta classificação baseia-se na estrutura da fibra muscular, estudada pela Histologia. O tecido muscular estriado é também chamado de voluntário, porque sua contração e relaxamento obedecem ao comando da vontade. O tecido muscular estriado, é o que se organiza para constituir os músculos esqueléticos, assim chamados por estarem fixados às peças do esqueleto. No aparelho locomotor, os músculos esqueléticos têm a função de movimentar as peças ósseas do esqueleto ao redor das articulações e são, por isso, considerados os ELEMENTOS ATIVOS DO APARELHO LOCOMOTOR. Encontramos também, tecido muscular estriado formando a camada muscular de alguns órgãos dos sistemas: digestivo, respiratório e gênito-urinário.
CONSTITUIÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS, CLASSIFICAÇÃO DOS TENDÕES E RELAÇÃO MIO-TENDÃO.
CONSTITUIÇÃO DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS
Cada FIBRA MUSCULAR esta envolvida pelo ENDOMÍSIO, reúne-se a outras para constituírem o FEIXE MUSCULAR, o qual está envolvido por uma membrana chamada PERIMÍSIO. Os feixes musculares, por sua vez, reúnem-se e dão origem ao VENTRE ou CORPO MUSCULAR , que se acha revestido pelo EPIMÍSIO.
Os músculos esqueléticos atuam movimentando as peças ósseas do esqueleto. Para que realizem suas funções faz-se necessário que os músculos estejam fixados ao esqueleto, fixação essa que não se faz diretamente através das fibras musculares. Em cada extremidade do ventre muscular encontra-se um dispositivo cilíndrico, forte, branco, desprovido de elasticidade e constituído por fibras