leptospirose
Entre essas bactérias que nos prejudicam podemos citar a Leptospira, cuja é a causadora da leptospirose. Uma infecção aguda, potencialmente grave que é transmitida de animais, como bovinos, suínos, roedores e caninos para o ser humano. Neles a Leptospira não causa infecção, sintoma ou doença. Esse vírus consegue “sobreviver” nos órgãos desses animais sem causar nenhum mal a eles. Porem conosco, seres humanos isso não acontece. Se nós não tomar cuidado, a leptospirose pode até nos matar.
Agente Etiológico
Agente etiológico é um agente causador de uma doença. É um termo usado em parasitologia para designar um organismo causador das doenças de origem parasitológicas.
Os agentes etiológicos podem ser um vírus, uma bactéria, um protozoário etc.
No caso da Leptospirose, o agente etiológico é do gênero Leptospira, um dos componentes da família dos Espiroquetídeos, onde estão reunidos os microrganismos com morfologia filamentosa, espiralados, visualizados apenas pela microscopia de campo escuro e de contraste de fase, com afinidade tintorial pelos corantes argênticos.
Modos de Transmissão
Existem duas formas de transmissão a direta e a indiretamente. Na direta ocorre pelo contato com urina de animais (principalmente ratos) infectados. Já na indireta, o que é mais comum, por meio do contato com água, solos lamacentos contaminados com urina de animais infectados.
E também pelo contato com sangue, tecidos e órgãos de animais contaminados, por ingestão de água ou alimentos contaminados, acidental em laboratório e por via transplacentária têm sido relatadas porém com muito pouca frequência.
As leptospiras penetram pela mucosa íntegra (orofaríngea, nasal, ocular e genital) e pele escoriada ou macerada pela permanência