Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna, porem 10% dos casos podem trazer sérios agravos a saúde.
ETIOLOGIA
O agente etiológico da leptospira é um espiroquetídeo, aeróbio obrigatório, de forma helicoidal, flexível e móvel, medindo 6 a 20 mm de comprimento e 0,1 mm de diâmetro. A espécie Leptospira interrogans é dividida em dois complexos: o complexo L. interrogans, que é patogênico, e o complexo L. biflexa, não patogênico ou saprofítico. O complexo L. interrogans tem 23 sorogrupos e aproximadamente 210 sorovares ou sorotipos (1-3). A lesão provocada pela leptospira parece ser decorrente de uma endotoxina produzida pelo microrganismo. Younes-Ibrahim et al. isolaram uma fração glicolipoprotéica (GLP) do L. interrogans sorovar copenhageni, uma endotoxina conhecida por ser citotóxica, e demonstraram que a GLP é uma potente inibidora in vitro de todas as isoformas da Na+, K+- ATPase. Também verificaram que os ácidos oléicos, componentes da GLP, podem levar a uma disfunção celular e explicar algumas das manifestações clínicas presentes na leptospirose como diarréia, náusea, vômitos, mialgia, alterações hidroeletrolíticas, neurológicas e arritmias cardíacas.
TRANSMISSÃO
A leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedor e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.
O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em