Leos E Gordura
Disciplina: Técnica & Dietética
Discente: Brenda Taina Alves
Óleos e gorduras
Este grupo é constituído por óleos alimentares (alimentar, girassol, amendoim, milho…), azeite, banha de porco, natas, manteiga, margarina e cremes para barrar.
Estes alimentos, maioritariamente constituídos por lípidos, desempenham um papel importante na alimentação ao contribuírem para o sabor, o aroma e a textura dos alimentos. Estas qualidades tornam a utilização de óleos ou gorduras imprescindível na preparação da maioria dos pratos.
Características nutricionais
São características comuns destes alimentos fornecerem energia e algumas vitaminas (especialmente vitamina A e vitamina E).
Influência dos óleos e gorduras na saúde
As gorduras não são todas iguais. Existem gorduras boas, indispensáveis para a sua saúde (insaturadas) existem gorduras más que aumentam o risco de doenças cardiacas, etc. (saturadas) e existem gorduras muito más (trans) que estão associadas a doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer, etc.
O tipo de ácidos gordos presentes nos alimentos e as suas consequências para a saúde variam.
De forma geral existem:
Gorduras boas ou insaturadas, líquidas à temperatura ambiente e que são benéficas para a sua saúde. Podemos encontrá-las nos óleos alimentares, no azeite, no óleo de girassol, no óleo de milho, óleo de amendoim, nos frutos secos e sementes, no peixe…). Quando estas gorduras substituem as gorduras más na alimentação, o risco de doença cardíaca, de morte súbita, de diabetes e de alguns tipos de cancro diminui.
Gorduras más. As gorduras saturadas. São sólidas à temperatura ambiente e provenientes da manteiga, do leite e dos iogurtes gordos, do queijo, das natas, da carne vermelha, do chocolate, do coco e da palma. Aumentam o risco de doença cardíaca.
E gorduras muito más. São as gorduras trans. Sólidas ou pastosas à temperatura ambiente. Maioritariamente provenientes de produtos industrializados como bolos, folhados, bolachas, tostas, gelados,