Leonardo da Vinci
Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento Cultural, nasceu em 15 de abril de 1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Dizer se Leonardo da Vinci era uma de nosso irmão maçon é uma incógnita, pois não se conhece registro histórico da iniciação de Da Vinci na Maçonaria. Durante o iluminismo era comum alguns iluministas se auto-proclamarem maçons ou rosacruzes, mas não tinham pertencido de fato a estas Ordens. Sobre se personagens históricos foram ou não maçons, a postura da Ordem é só considerar como maçom em suas oficinas, quem tenha registro nas atas de Lojas e regularmente iniciado. Todas as Lojas Maçônicas do mundo registram todos os seus feitos e membros em livros de atas, desde a fundação de cada Loja. Os registros mais antigos são das Lojas de Aberdeen, Kilwining e Edinburgo, todas na Escócia.
Da Vinci considerado um gênio, se destacou como cientista, anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Leonardo passou a infância na casa do avô, longe do pai, mimado pela mãe. Jovem, não foi um exemplo de força de vontade ou rigidez de caráter. Em 1476, por exemplo, os arquivos locais registram duas denúncias contra ele, por maus costumes (sem revelar o que seriam estes atentados ao pudor público).
Aos 16anos já desenhava e pintava, e o pai mandou-o a Florença para trabalhar no ateliê de Verrocchio. Florença era naquela época,